Nolan em curso exclusivo a partir do dia 1 de outubro

É desnecessário reafirmar que Christopher Nolan é o diretor mais popular do cinema atual. Filmes como Amnésia, O Grande Truque, Interestelar, Dunkirk, e especialmente, A Origem e O Cavaleiro das Trevas, conseguiram a proeza de obter sucesso nas bilheterias, e igualmente arregimentar uma legião de fãs e até uma parcela da crítica.

Mas foi a partir de o Cavaleiro das Trevas que Nolan começou a ser admirado. Se a gente esquecer todo esse circo midiático, será que podemos afirmar que Nolan realmente traz novo sangue ao cinema, a ponto de ser colocado ao lado de mestres como Hitchcock ou Stanley Kubrick, como alguns sustentam? Ou será que tudo não passa de um exagero, um equivoco de leitura que o tempo tende a desfazer?

No Curso Christopher Nolan – O Jogador, o crítico e professor Hamilton Rosa Jr. convida o espectador a uma imersão nos 11 longas do diretor, incluindo o novo “Tenet”, e em 2 curtas do início da carreira, para examinar criteriosamente, como  o diretor britânico aos poucos foi conquistando sua reputação.

O Curso Christopher Nolan, O Jogador será dividido em quatro encontros. Começa no dia 1 de outubro, quinta-feira, às 20h. Essa primeira aula abordará as origens, a formação, as primeiras idiossincrasias do cineasta, além de trazer uma análise de três filmes: o primeiro longa, Following, seguido do cultuado Amnésia, e da primeira encomenda realizada com dinheiro de Hollywood, Insônia.

No dia 8 de outubro, às 20h – A moralidade da Magia e da Ilusão de O Grande Truque e a recriação do mito de O Cavaleiro das Trevas.

No dia 15 de outubro, às 20h  –  Imersões em Sonhos Interiores (A Origem) e Exteriores (Interestelar)

No dia 22 de outubro às 20h – As experiências com o espaço tempo em Dunkirk e Tenet.

Informações

Curso: Christopher Nolan, o Jogador
dias 1, 8, 15 e 22 de Outubro
Quintas-feiras
Das 20h às 22h00
Rabeca Cultural
Online (Zoom)
R$ 120,00 o bloco de 4 aulas.
R$ 40,00 aula avulsa

Inscrições