Onde Começa o Inferno

(Rio Bravo, 1959)

Avaliação: 5 de 5.

Nesse terceiro e talvez mais cultuado dos westerns de Howard Hawks (o primeiro foi “Rio Vermelho”, o segundo, “O Rio da Aventura”), ele suprime os clichês do gênero: o western é inteiramente passado dentro de uma cidade (o condado de Presidio)- não há uma sequência de cavalgada, nenhum plano da vastidão da planície -, apenas um grupo de amigos dispostos a por à prova a noção de coragem, poder e lealdade, atributos cabíveis num mundo de cavaleiros. É surpreendente também que seja um dos filmes mais másculos da história dos westerns, principalmente ao descobrirmos que ele foi escrito por duas mulheres: a idéia concebida por Barbara Hawks Campbell, filha do diretor, e o tratamento do roteiro coube a inabálavel Leigh Brackett. Se bem que Jules Furthmann deu uns pitacos, mas eram duas contra um.

 O xerife John T. Chance (John Wayne) prende Joe, o caçula da quadrilha Burdette, e enquanto o juiz não chega, enfrenta os pistoleiros com a ajuda de um velho manco (Stumpy/ Walter Brennan), um alcoólatra (Dude? Dean Martin) e um aprendiz (Coloradoa/ Ricky Nelson). O filme segue no seu firme propósito de fazer o espectador torcer pela redenção desta gente comum. Mas a vida e o destino pregam uma peça no Xerife Chance quando ele esbarra na jogadora Feathers (Angie Dickinson). Ele não entende e nem compreende como aconteceu.

O fato é que no intervalo dos tiroteios, Chance dá sempre um jeito de se aproximar da mocinha, que é cheia de curiosidades mal sãs e os nervos com um perpétuo desejo incompreensível. Hawks atiça a ansiedade do espectador alternando a ação entre esses dois perigos: o que aproxima o xerife dos bandidos e da morte; e o que coloca o herói frente a frente a uma mulher, possibilidade de uma ligação altamente aterradora, porque o herói se toca que pode ter controle sobre a quadrilha Burdette, mas não sobre aquela criatura flanando em sua volta.

Flanar, aliás, é a distinção de perambular com inteligência. E os personagens de Hawks, no fundo, se locomovem assim, com uma leveza e um prazer que não vemos em filmes de nenhum outro diretor.

Clique aqui pra você saber em que canais esse filme está disponível.